PPP – Proposta Política Pedagógica

Missão

Contribuir na formação moral e no desenvolvimento da consciência crítica do indivíduo, transmitir a preocupação com a formação do indivíduo na sua totalidade, através de procedimentos diversificados, procurando preparar o aluno para a solução de problemas, enfrentando o presente, com vistas à preparação do futuro.

Nosso Compromisso

• Sólida formação,que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão do mundo.
  • Privilegiar a cultura da paz!
  • Acolher e acompanhar cada aluno, de maneira personalizada.
  • Adquirir as competências e habilidades (científicas e humanas), necessárias ao prosseguimento dos estudos (Vestibular, Enem, Concursos) e ao ingresso no mercado de trabalho.
  • Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Educação Infantil

• O foco principal é criarmos oportunidades para que o aluno inicie a observação do espaço, distinguindo cores, formas, e das relações que nele ocorrem.
  • Estimularacriaçãoeacompreensãodenarrativassimplificadasedescrições.
  • Orientaroreconhecimentoeacomparaçãodeformas,quantidadesedimensões;
  • Apresentaroreconhecimentosensorialdoambiente.(oscincosentidos).
  • Trabalhar a funcionalidade dos espaços, identificando a escola como um conjunto de dependências nas quais se realizam relações de aprendizagem, permeadas por outras tantas relações (de trabalho, coleguismo, de amizade, cooperação ...)
  • Adotar hábitos de cuidado pessoal, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e aparência.
  • Identificarecompreenderapertinênciadasuaparticipaçãonosgruposdequesefazparte,respeitando suas regras básicas de convívio social e a diversidade de indivíduos que os compõem.
  • O corpo e a identidade pessoal e familiar do aluno são temas explorados por meio de atividades individuais que requerem o uso de diversos tipos de materiais, por meio de atividades orais e de socialização em casa e na escola.
  • Sabemos que a criança, durante seu desenvolvimento, é influenciada pela experiência sócio-histórica e pelo mundo criado pelos adultos que a rodeiam.
  • Brincando, os alunos da Educação Infantil expressam suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, aprendendo a lidar com os diferentes tipos de linguagens (corporal, escrita, oral, musical e plástica).

Ensino Fundamental & Ensino Médio

• Nossa proposta traz a preocupação com a formação do indivíduo em sua totalidade, preparando o aluno para a solução de problemas, enfrentando o presente com vistas à preparação do futuro, dentro de procedimentos diversificados.
  • O CENA não limita sua atuação pedagógica, ou seja, aos longos destes anos, nasceram novas ideias e movimentos educacionais e de cada uma retiramos e implantamos o que foi considerado de mais valioso e compatível com a sua história, cuja aplicação resiste a prova do tempo.

Nossos objetivos:

• Desenvolver o hábito e a disciplina de estudo.
  • Contribuirnaformaçãomoralenodesenvolvimentodaconsciênciacríticadoindivíduo,desenvolvendo suas potencialidades como ser social.
  • Aprofundar os conteúdos de forma gradativa, fazendo com que o aluno adquira um forte embasamento para as séries subsequentes.
  • Estimular a capacidade e a autonomia do pensamento, para que o conhecimento seja assimilado naturalmente. Para isto trabalhamos o conteúdo pedagógico por meio de projetos que se complementam pela interdisciplinaridade.
  • O colégio mantém uma relação de transparência com os responsáveis, que têm liberdade para questionar e opinar através de um canal de diálogo aberto.
  • Regularmente a família participa de eventos e projetos desenvolvidos.